O prémio "Carreira - José Bento", que tem como objectivo homenagear/distinguir anualmente, um agente da modalidade, que pela sua carreira de desportista/profissional, constitua uma referência para toda a comunidade badmintonista, vai ser entregue ao Prof. Monge Dias.
Como praticante começou na ADO – Associação Desportiva de Oeiras e representou diversos clubes dos quais se destacam o Sport Lisboa e Benfica, o Liceu Nacional de Pedro Nunes e o Estoril Praia, estando ainda actualmente ligado à SIMPS – Sociedade de Instrução Musical de Porto Salvo.
O Prof. Monge Dias, conquistou muitos títulos individuais e de equipas salientando-se o de Campeão Nacional Absoluto Individual na época de 1976/1977, em representação do Liceu Pedro Nunes.
Como treinador e formador sempre teve um papel de relevo na iniciação e no desenvolvimento de muitos atletas, tendo sido preletor de diversos cursos.
Também na área de arbitragem exerceu funções como juiz-árbitro e árbitro tendo sido igualmente preletor de alguns cursos.
Como dirigente sempre esteve ligado a vários agentes da modalidade, desde a Federação Portuguesa de Badminton a Associações Regionais de Badminton como a ABDLS – Associação de Badminton dos Distritos de Lisboa e Setúbal e a ABCA – Associação de Badminton da Costa Azul e a vários clubes tendo criado a secção de Badminton na SIMPS onde ainda se mantém como elemento mais preponderante em toda a sua actividade.
O Prof. Monge Dias é ainda Sócio de Mérito com Distinção da Federação Portuguesa de Badminton.
Fonte: Linhas e Finas - João Boto - 11/01/2013